PUBLICIDADE

Blairo assina convênios e repassa 94 ônibus para APAEs

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi assinou hoje convênio de parceria do Governo de Mato Grosso com as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e as sociedades de Pestalozzis do Estado, no Palácio Paiaguás. O programa “Passageiro Especial” consiste na doação de 94 ônibus equipados com carroceria própria para transporte de passageiros e cadeirantes. O programa tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com deficiência em que as Apaes e as Pestalozzis receberão os ônibus especiais. “Estamos orgulhosos em poder atender às duas entidades, porque estas pessoas fazem o bem, sem olhar a quem, sem colher vintém”, disse o governador lembrando um ditado popular. Maggi destacou que o programa “Passageiro Especial” era uma vontade antiga. “Eu tinha essa vontade muito antiga de fazer um programa nessa área, porque eu entendo o trabalho, a preocupação de cada um que cuida e trabalha nas Apaes e nas Pestalozzis”.

Segundo o vice-governador Silval Barbosa, as Apaes e as Pestalozzis são entidades que prestam importantes serviços. “Eu me sinto feliz em ver o Estado nas condições de realizar um programa de parceria com as Apaes e as Pestalozzis. São entidades que têm prestado serviços relevantes e voluntários em todo o Estado de Mato Grosso e têm sido grandes parceiras do governo nesta questão social”.

Para a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, o programa representa a melhoria da qualidade de vida dentro da área do transporte para as pessoas com deficiências. “O programa demonstra mais qualidade de vida das pessoas especiais. E hoje com os maquinários arrumando as estradas, os ônibus têm condições de circular. Nós precisávamos primeiro arrumar o solo e depois dar o transporte”.

Terezinha Maggi ressaltou ainda que o Estado fez a sua parte e agora é preciso que as Apaes e as Pestalozzis façam as delas. “Está aí o resultado e eu estou muito feliz. Espero que as instituiçõs cuidem destes ônibus com muito amor e carinho, não deixando estragar o ar condicionado, o elevador, sempre em manutenção para que as famílias nunca venham a reclamar do que foi dado, pois isso depende de um bom gestor e eu confio no trabalho das Apaes e Pestalozzis”.

Os 94 veículos foram adquiridos por R$ 14 milhões provenientes da economia obtida junto aos R$ 255 milhões do financiamento do BNDES Finame por intermédio do Banco do Brasil. Os ônibus são equipados com carroceria própria, com elevador de acesso para pessoas com deficiência, com capacidade mínima de 24 poltronas, dois boxes destinados a cadeirantes, assoalho antiderrapante e ar condicionado.

Os veículos devem ser repassados às instituições a partir de maio deste ano, já que a empresa vencedora da licitação fornecerá os ônibus até o dia quatro de maio ao Governo do Estado. O Passageiro Especial é um programa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), também com parceria da Secretaria de Educação (Seduc).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE