quarta-feira, 18/setembro/2024
PUBLICIDADE

Pátio cancela agenda e reacende mal-estar político com Maggi

PUBLICIDADE

O mal-estar político entre o governador Blairo Maggi e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, vai prosseguir por mais algum tempo. Ou por muito tempo. O encontro entre os dois políticos, marcado para esta sexta-feira, com a finalidade de promover a entrega de títulos de regularização fundiária na cidade, foi cancelado pelo prefeito. A atitude de Pátio causou estranheza, já que constantemente o prefeito reclama da não participação do Estado em ações do município. A Prefeitura alegou questões técnicas para seguir com o evento.

"Isso não é a primeira vez que ocorre. Na inauguração da Rodovia do Peixe o prefeito também não compareceu" – disse o chefe de Gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes. Com a decisão do cancelamento, o próprio governador ficou impossibilitado de fazer a entrega dos documentos, pois trata-se de uma parceria entre o Estado e o Município. O Município fez o trabalho por meio do Departamento de Regularização Fundiária e o Estado com o Intermat.

Zé Márcio Guedes disse que o restante da agenda de Maggi para hoje em Rondonópolis está confirmado. O governador deve inaugurar, às 18 horas, a Base Comunitária de Segurança Pública na região Salmen e entregar quatro viaturas à Polícia Militar. No entanto, a entrega das câmeras para o observatório de segurança pública não deve ocorrer. No sábado, Maggi visita as obras de pavimentação do estacionamento da UFMT.

A decisão de Pátio em cancelar a entrega dos títulos no Parque São Jorge não agradou o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Valdivan da Silva, o Novinho. "Eu acho que os moradores não deveriam esperar por causa de decisões políticas. Se os títulos estão prontos deveriam entregar logo. Quem perde nessa briga toda é a população" – pontua o líder comunitário.

O secretário de Governo do Município, Milton Gomes da Costa, o Miltão, negou que a decisão de Pátio em não participar da entrega dos 277 títulos de regularização fundiária tenha motivação política ou seja picuinha do prefeito. "O que ocorre é que prefeito, mesmo antes de estar no comando do município, sempre trabalhou essa questão com os movimentos sociais e achou melhor fazer uma grande festa para comemorar a entrega desses títulos" – disse.

Miltão explicou que o prefeito teria sido avisado de forma tardia sobre o evento com o governador, apesar do chefe do Departamento de Regularização Fundiária do município, Alcimar Machado Borges, há semanas, estar negociando essa entrega de títulos com o Governo do Estado. O secretário de Governo alega que a ação neste caso dos títulos seria pautada pelo município. "O prefeito quer fazer isso do jeito dele" – disse.

O prefeito de Rondonópolis, por meio de sua assessoria de imprensa, anuncia que vai definir a data para a entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária quando receber os documentos que são emitidos pelo Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat. Informa também que a inauguração do Sistema de Monitoramento Eletrônico do Município, que está sendo implantado na cidade acontece logo que concluir o serviço em 100 por cento.

A regularização fundiária vai beneficiar cerca de 300 famílias da comunidade. O prefeito explica que o processo poderia ter sido desenvolvido apenas pela administração local, já que se trata de área do município e a equipe de Regularização Fundiária fez todo o trabalho de levantamento e avaliação sócio-econômica dos moradores contemplados. No entanto, Pátio assegura que fez questão de firmar parceria com o Intermat para promover a aproximação com o governo estadual.

Com relação ao Observatório de Segurança Pública, financiado com recursos federais, Pátio explica que vai agendar a inauguração quando o sistema estiver instalado por completo e em condições de funcionamento. "Vamos inaugurar quando terminamos todo serviço. E não temos nenhum problema em convidar o governador para participar, quando a obra ficar pronta e a agenda de inauguração for definida", disse.

A assessoria de comunicação do município afirmou ontem que o prefeito Zé Carlos do Pátio estará presente hoje na inauguração da Base Comunitária de Segurança Pública da região Salmen.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE