O governador Blairo Maggi (PR) anunciou ontem que o Estado começa a pagar já a partir de janeiro, os salários dos mais de 82 mil servidores públicos ativos e inativos, ainda no mês trabalhado, ou seja, o que antes era feito no quinto dia útil do mês subsequente, a partir de agora será no próprio mês. Dia 29 de janeiro, sexta-feira, segundo o calendário da Secretaria de Fazenda já serão creditados os salários.
"Estamos creditando ao servidor nosso reconhecimento pelos seus esforços e dedicação em prestar um serviço de qualidade, já que a existência deles está relacionada com as necessidades de atendimento da população, do povo, o nosso patrão", disse Maggi, apontando que a decisão exigirá esforço, "mas compensa para atender aos anseios dos funcionários e com isto ter serviços de melhor qualidade prestados a população".
Se comparar o calendário de pagamentos salariais de 2010 com o de 2009, os servidores públicos vão estar recebendo seus vencimentos com 31 dias de antecipação.
"É um ganho, pois esta foi a única administração que instituiu um calendário de pagamento, vem cumprindo ele sem titubear e agora antecipa os vencimentos", disse o secretário de Fazenda, Eder Moraes, explicando que a decisão de antecipar foi do governador e a equipe econômica (Fazenda, Planejamento e Administração) se adequou para cumpri-lá.
O vice-governador, Silval Barbosa (PMDB), lembrou ainda do aumento de salário acima da inflação que já vem sendo cumprido há dois anos e se repetirá em 2010, quando já caberá a ele a gestão do Executivo estadual.
"É preciso lembrar todos os avanços conquistados, inclusive as reposições da inflação e os aumentos reais que ao findar de três anos representarão 12% fora a inflação", disse Silval assumindo o compromisso de manter salários e a política de reposição salarial em dia.
Também está previsto no novo calendário que estará a disposição dos servidores pelo site da Secretaria de Fazenda, www.sefaz.mt.gov.br, as duas parcelas do pagamento do 13º salário para todos os servidores públicos a exceção dos comissionados que recebem o benefício em dezembro. A primeira parcela será em 20 de julho e a segunda em 17 de dezembro.