O empresário e presidente da Fiemt, Mauro Mendes (PSB), que publicamente não assume a candidatura, praticamente já tem um marqueteiro para conduzir a disputa eleitoral que tem forte apelo por causa dos programas eleitorais em rede de rádio e televisão através do horário eleitoral gratuito. O PSB é da base aliada do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). .
Por sugestão do deputado e presidente do PPS, Percival Muniz, Mendes já teria formalizado um acordo com Léo Pereira de Goiânia (GO).
Léo Pereira, inclusive, fez a campanha à reeleição em Rondonópolis de Percival Muniz no ano de 2000, daí o vinculo político com o parlamentar que hoje é um dos principais articuladores e incentivadores da eventual campanha eleitoral de Mauro Mendes pelo PSB neste ano e que já conta com o apoio de uma série de partidos de esquerda e nos bastidores tenta cooptar um grande partido para reforçar a pré-candidatura até que a mesma esteja consolidada.
Mesmo sendo de outro Estado, Léo Pereira teria conhecimento da realidade política de Mato Grosso, além de um conhecimento macro de todo o Centro-Oeste.
Inclusive o PSB prepara para o final deste mês uma caravana pelo interior do Estado para apresentar o empresário Mauro Mendes como candidato ao governo do Estado. A caravana deve contar com a presença de políticos de peso que assinaram ficha de filiação ao partido nos últimos meses, além dos 42 pré-candidatos a deputado estadual.
Segundo o presidente do partido, deputado federal Valtenir Pereira, os detalhes da visita aos municípios serão discutidos durante uma reunião na quinta-feira de manhã, na sede do diretório estadual.
"Estou de férias com minha família e quando retornar, no dia 26, vou percorrer o Estado junto com meus companheiros", confirmou Mauro Mendes, por telefone, ao destacar que ele quer conhecer de perto a realidade de Mato Grosso.
Mendes inclusive se licenciou da presidência da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), até o próximo dia 26, quando será substituído pelo vice-presidente, o empresário Jandir Milan. Como presidente da instituição, Mauro Mendes tem feito reuniões em vários municípios do Estado pregando alternativas melhores de gestão e defendendo uma tese que muito encanta empresários e comerciantes, que é a redução de impostos públicos para fomentar o desenvolvimento.