O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) esteve, esta manhã, em audiência com o o assessor do ministro da Saúde, Edson Pereira, para acelerar o credenciamento do Hospital Santo Antônio. O credenciamento autoriza o tratamento de câncer em Sinop, região que não conta com o atendimento. Preocupado com a saúde dos pacientes, o deputado esclarece que o deslocamento para a capital é o único caminho para muitos, o que acarreta no sofrimento do doente e dos familiares: "as famílias que tiverem a necessidade desse tratamento não irão mais precisar se deslocar para outras regiões, estaremos com estrutura para atendê-los da melhor forma possível".
Segundo Leitão, a ala para o tratamento do câncer é uma luta de muitos anos, desde seu mandato como prefeito no município. "É um sonho que não termina com o credenciamento, ao contrario, inicia uma nova luta pela implantação da unidade que torne nossa região uma referência".
Nos próximos dias sairá a autorização do Ministério da Saúde para credenciar a União de Assistência de Alta Complexidade em oncologia (UNACOM) junto ao Hospital Santo Antônio. Por meio deste convênio será possível o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, SUS.