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Duplicação da BR-163/364 não devem ter problema de recursos, diz deputado

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As obras de duplicação da BR-163/364 não devem ter problema de recursos, pois estão incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A informação é do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que coordenou, esta noite, uma mesa redonda na Assembleia Legislativa para discutir o cronograma das obras.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, garantiu que as obras de duplicação da BR-364/163 foram concebidas dentro de um conceito que garanta conforto e segurança para os usuários pelos próximos 20 anos. Segundo o superintendente, os projetos estão prontos e aprovados no órgão.

Considerado um dos pontos mais críticos da malha rodoviária nacional, o trecho é responsável por 70% dos acidentes registrados nas rodovias de Mato Grosso, e principal via de escoamento da produção agrícola do Estado. Hoje, pelo menos 8 mil veículos passam pelo trecho sendo a maioria caminhões de carga. "Esses dados são suficientes para confirmar a importância da obra", explicou Fagundes.

Ele lembrou que alguns pontos dos 400 quilômetros entre Rondonópolis e o Posto Gil já estão em obras, como é o caso da Serra de São Vicente, as travessias urbanas de Rondonópolis e Jaciara e nos 45 quilômetros entre o Posto Gil e Rosário Oeste.

Na avaliação do superintendente Luiz Antônio Garcia, todo o trecho de 400 quilômetros da BR-1/36463 pode ser considerado crítico. "A rodovia está esgotada", disse ele.

A obra está dividida em quatro trechos (Rondonópolis-Jaciara-Serra de São Vicente, Serra de São Vicente-Cuiabá, Cuiabá-Rosário Oeste e Rosário Oeste-Posto Gil). As obras começaram com ações pontuais", explicou Garcia, ao mostrar o número alto de acidentes em trechos da travessia urbana de Rondonópolis e Jaciara, na Serra de São Vicente e na Serra da Caixa Furada. O primeiro trecho da duplicação a ser entregue será o da Serra de São Vicente, que deve estar concluída em março de 2012.

"A cada audiência, acreditamos ainda mais na concretização do sonho", disse o representante do Comitê Pró-Rodovia, Ivaldi Nascimento, que viajou de Rondonópolis para Cuiabá para participar do evento, juntamente com outros cinco membros. O movimento de reivindicação da duplicação começou no início da década e ganhou corpo com a adesão do Rotary, Lions Internacional, Associação dos Transportadores de Cargas e outros segmentos da sociedade de Rondonópolis. "Com o apoio do deputado Wellington Fagundes e de outros membros da bancada federal, acreditamos que a obra vai se tornar uma realidade", disse ele.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, considerou a discussão muito oportunidade já que o grande entrave para o desenvolvimento do Brasil é a logística de transportes. Ele lembra a perspectiva de crescimento econômico de Mato Grosso, o que vai demandar ainda mais investimentos em logística.

O deputado federal Eliene Lima (PSD) ressaltou a união da bancada em Brasília para mostrar ao governo federal a importância dos investimentos em rodovias, como é o caso da duplicação da BR-163/364.

O Corpo de Bombeiros aproveitou a audiência para reivindicar mais estrutura de trabalho para o socorro de vítimas nas rodovias de Mato Grosso, como é o caso de helicópteros e ambulâncias.

Fagundes também citou a Estrada Verde, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá, passando por Fátima de São Lourenço, Mimoso, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá, como uma alternativa que vai favorecer a segurança e conforto dos usuários e ressaltou a liberação de recursos pelo Ministério dos Transportes (R$ 168 milhões) para adequação das travessias urbanas das BRs 364, 163 e 070 em Cuiabá e a conclusão do rodoanel na Capital.

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