O governador Silval Barbosa, almoçou, agora há pouco, na residência oficial de Águas Claras em Brasília, com os governadores que participam do “Encontro de Governadores do Centro-Oeste, Rondônia e Tocantins”, em Brasília. O grupo continua o debate em torno da reforma tributária, além de discutir alternativas de desenvolvimento integrado da região. No retorno dos governadores, deverá ser lida a “Carta de Brasília”. Esta é a quarta reunião desde o início do ano – as anteriores foram realizadas em Campo Grande (junho), Cuiabá (agosto) e Goiânia (outubro).
Entre os assuntos em pauta da Reunião em Brasília, que já foram discutidos, está a disputa fiscal e redução de alíquotas interestaduais. O evento acontece na Residência Oficial de Águas Clara, em Brasília-DF. O governador da capital federal, Agnelo Queiroz, apresenta proposta do Distrito Federal para a regularização de benefícios fiscais em todas as unidades federadas e a harmonização da tributação do comércio atacadista da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF).
Na pauta também foram discutidos temas como o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), endividamento dos Estados, comércio eletrônico e Fundo de Participação dos Estados (FPE). O ultimo encontro entre os governadores do Centro-Oeste, ocorreu em Goiânia, no dia 03 de outubro.
Na ocasião houve a sugestão para estudos sobre a criação do Mercado do Centro-Oeste, com padronização possível tarifária, de modo a se ter uma integração comercial que futuramente venha a se tornar uma matriz de negócios assemelhados.
O secretario de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, acompanha o governador na reunião na capital federal.