Secretário Extraordinário da Copa de 2014, Eder Moraes, conseguiu reduzir a onda crítica que transborda na Assembleia Legislativa sobre as obras previstas para o Mundial, mas terá que dar passos bem mais largos para “convencer” os parlamentares sobre o correto andamento dos projetos, além da esperada transparência dos atos sob sua gestão. Ele participou de reunião da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa, presidida pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), onde prestou esclarecimentos sobre os planos delineados para os jogos, sob o crivo da deputada Luciane Bezerra (PSB) e do líder do PPS, Percival Muniz. Prometeu dar início a obras estruturantes, após processo licitatório, no início do próximo ano.
Luciane, que questiona o andamento dos projetos, admitiu estar satisfeita com alguns pontos apresentados pelo presidente da Secopa. Mas foi enfática em avisar que espera “muito mais” de Eder em relação ao funcionamento do cronograma de trabalhos.
Sérgio entende que os trabalhos passam a ser mais eficazes a partir de agora com novo sistema de ações implementado pela comissão que atuará para garantir a lisura dos procedimentos.
Percival Muniz, seguindo a linha de cobrança, fez questão de frisar que o empenho é no sentido de fiscalizar as ações com objetivo de colaborar para o bom andamento dos planos desenhados para a Copa. Mas acha que é preciso melhorar o entrelace entre a Secopa e o Poder Legislativo, com real sintonia entre os trabalhos.
Eder Moraes falou sobre a execução do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que será apresentado hoje pelo governador Silval Barbosa (PMDB) além do Termo de Referência (TR) e o funcionamento do RDC (Regime Diferenciado de Contratações). Destacou canal aberto pelo governo de Mato Grosso para financiamento, com abertura do caminho para consolidação da proposta. O modal de transporte faz parte
da matriz de responsabilidade das obras da Copa, mas possível atraso não se torna barreira para a concretização dos jogos na capital mato-grossense.
Ele admitiu atraso nas obras de desbloqueio de Cuiabá e foi mais além ao adiantar um quadro de transtornos que se projeta para o município, com conflito de trabalhos. Entende que será preciso compreensão da população para um mapa de projetos estruturantes que deverão deixar “legado”. Reiterou serem 28 projetos integrados ao eixo de obras principais e rebateu questionamentos sobre possível atraso.
Sobre os Land Rover, Eder curiosamente disse que havia autorização do Exército para a Global Tech intermediar o repasse dos 10 veículos Land Rover Defender equipados de “radares”. O parecer do Exército, como A Gazeta anunciou, foi parcial, sem autorização para a empresa operar o repasse de “radares”.