O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou, hoje, requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, no qual convoca o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de fraude envolvendo o Veiculo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, existe uma suporta fraude envolvendo o sistema de mobilidade urbana de Cuiabá, estipulado para atender as demandas da Copa de 2014. A reportagem acusou servidores ligados ao Ministério das Cidades de forjarem um documento que autorizou mudanças no projeto ampliando o custo da obra para R$ 1,2 bilhão, ou seja, cerca de R$ 700 milhões a mais do que o previsto.
Para o deputado, o ministro tem muito para explicar. "Queremos informações sobre esse projeto firmado entre o governo do Estado e o Ministério para saber sua real finalidade".
O requerimento de sua autoria solicita esclarecimentos sobre o valor do projeto, se existe ou não parecer do ministério das cidades sobre o cumprimento do objetivo, em caso de parecer desfavorável qual o prazo oferecido para a defesa do desfavorecido e os devidos esclarecimentos sobre as denúncias de fraude.
O deputado também solicita ao ministro Negromonte que divulgue cópias do parecer final do ministério sobre o suposto convenio para construção do VLT.