O governo do Estado está autorizado, a partir de agora, a contratar operação de crédito no valor de R$ 740 milhões junto a Caixa Econômica Federal (CEF). O dinheiro será utilizado para a viabilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que cortará Cuiabá e Várzea Grande. A Lei, de autoria do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje. A Assembleia Legislativa já havia aprovado o empréstimo.
“Os recursos decorrentes da operação serão aplicados nas despesas de capital destinadas aos projetos de mobilidade urbana, diretamente associada à realização da Copa do Mundo – FIFA – 2014 Cuiabá́, por meio do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento – denominado CPAC, disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES”, aponta trecho da lei.
Para a construção do VLT, outros R$ 450 milhões de contrapartida do Estado deverão ser investidos na obra. O projeto deve agora passar por fase de licitação. O governador Silval Barbosa (PMDB) já garantiu, em outras oportunidades, que o VLT ficará pronto até o final de 2013.