O prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (PSD), o Tião da Zaeli, dará início oficial às alterações na equipe de primeiro escalão na próxima quinta-feira. Na data, o gestor dará posse, às 9h, na Escola Estadual José Leite de Moraes, aos novos secretários de Educação, Odenil Seba; de Saúde, Marcos José da Silva e de Desenvolvimento Econômico, Eucaris Barros. Mas até lá devem ser anunciados novos gestores, com previsão de mudanças nas pastas de Receita e ainda de Habitação.
A escolha de Zaeli pelos novos secretários tem seguido o perfil técnico. Depois de tentar composição do staff atendendo a estratégia política para conquistar apoio da Câmara Municipal, sofreu decepção em relação ao comportamento de alguns dos gestores, desalinhados com a parceria formada para assegurar o desenvolvimento da máquina pública.
O PV é um dos partidos que estava na base aliada mas que resolveu abrir mão do acordo, com anúncio de independência. A legenda colocou os cargos à disposição e seguindo esse processo, o prefeito também entende serem necessárias revisões sobre o quadro. Insatisfeito com a postura adotada por vereadores ligados diretamente à prefeitura, tenta implementar outro modelo administrativo, com viés mais técnico que político.
A pasta de Desenvolvimento Econômico estava sob comando de João Bulhões, que deverá ser remanejado. Marcelo Henrique Alves Siqueira, na gestão de Receita, era indicado do grupo do prefeito afastado, Murilo Domingos (PR). O vereador Fábio Saad, que deixa a Saúde, era um dos críticos ferrenhos da área. Zaeli tem buscado consolidar avanços e busca parceria inclusive junto à iniciativa privada para minimizar os problemas verificados na administração pública.
Conta com apoio de parcela significativa da classe empresarial. E no PSD tem garantido maior espaço, sendo um dos principais nomes da sigla para liderar chapa majoritária nas eleições de 2012, com aval do presidente estadual, vice-governador Chico Daltro e ainda do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva.