O deputado estadual e secretário-geral do Partido da República (PR), Emanuel Pinheiro, rebateu a informação que se tornou “consenso geral” de que o Partido Social Democrático (PSD) é, atualmente, o maior partido de Mato Grosso. Para ele, o PR continua sendo o maior mato-grossense, pois seus representantes, apesar de vários deles terem deixado o partido, foram escolhidos pela população.
“O PSD não é o maior partido do Estado. O PR é que é, pois saiu da eleição de 2008 assim. Com o aval da população. O crescimento do PSD é artificial. O PR também teve um momento assim quando foi criado, mas que se consolidou na eleição. Vamos esperar até 2012 para ver se o partido [PSD] terá um crescimento ou não”.
Apesar de não apontar dados específicos para comprovar sua tese, Pinheiro disse que o partido está bem e forte em suas bases. Na eleição de 2008, o PR elegeu 34 prefeitos. O secretário do partido não disse quantos prefeitos o partido tem atualmente. Em número de filiados, o partido fica atrás do DEM, maior do Estado, com 50.825 filiados; PMDB com 40.749; e logo em seguida vem o PR com 30.455 militantes.
Depois do DEM, quem mais sofreu com perdas de filiados em Mato Grosso foi o PR, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já segundo dados dos próprios dirigentes do PSD, o partido contabiliza a adesão de 50 prefeitos, seis deputados estaduais e três federais no Estado. O número de militantes ainda não foi contabilizado oficialmente.