O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2012/13 será eleito na sessão ordinária da próxima terça-feira (1º). O tribunal pleno elegerá para o cargo o conselheiro José Carlos Novelli. Também serão eleitos nessa sessão os próximos vice-presidente e corregedor geral. Os candidatos, respectivamente, são os conselheiros Alencar Soares e Antonio Joaquim. Será a segunda vez que Novelli presidirá a corte. A primeira foi em 2006.
A eleição para presidente obedece às regras estabelecidas pela Resolução Normativa 07/2009, que instituiu o sistema de rodízio e antiguidade para a escolha, mantido a obrigatoriedade do escrutínio secreto e o mandato de dois anos. A posse ocorre no primeiro dia útil do mês de janeiro.
A regra alterna a escolha do presidente entre os que ainda não tenham presidido o tribunal e aqueles que já ocuparam o cargo de presidente há qualquer tempo, alternadamente, informa a assessoria do tribunal.
Empossado em 2001 como conselheiro do TCE, José Carlos Novelli é graduado em Engenharia Civil e atua no serviço público desde 1979, quando ocupou o cargo de Diretor de Controle do Detran de Mato Grosso do Sul. Em 1989, assumiu a Diretoria do Departamento de Estradas do Estado de Mato Grosso. Foi ainda eleito vereador por Cuiabá e deputado estadual. No TCE-MT, o conselheiro Novelli já ocupou a Presidência no biênio 2006-2007. É o atual corregedor-geral.