PUBLICIDADE

Prefeitos cogitam bloquear BR-158 se trecho crítico não for consertado

PUBLICIDADE

Uma comitiva formada por prefeitos e vereadores da região norte do Araguaia se reuniu, com o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Luiz Antonio Ehret Garcia, em Cuiabá, e o deputado estadual Baiano Filho (PMDB). Eles cobraram a recuperação emergencial da BR-158, no trecho de aproximadamente 150 km entre os municípios de Canarana e Nova Xavantina.

A situação é tão crítica que prefeitos e produtores ameaçam bloquear a rodovia caso a recuperação emergencial não seja autorizada. Os prefeitos de Vila Rica, Naftaly Calisto; de Porto Alegre do Norte, Edi Scorsin; e de Santa Terezinha, Domingos da Silva Neto relataram uma série de desastres e acidentes fatais ocorridos no trecho, comprometido pela formação de grandes buracos agravados agora, no período das chuvas.

O superintendente do DNIT, Luiz Antonio, se comprometeu em iniciar o mais rápido possível a recuperação e já busca junto à empreiteira a possibilidade de execução das obras. A empresa assinará nos próximos dias convênio para a execução da pavimentação de 70 km no trecho entre Vila Rica e o Estado do Pára, em substituição à Semenge, cujo contrato foi rescindido.

O DNIT aguarda para os próximos dias a publicação da rescisão do contrato com a Semenge e a dispensa de licitação, o que garantirá à superintendência de Mato Grosso convocar a empresa, segunda colocada no processo licitatório. Ainda de acordo com o superintendente, outra empresa será multada em R$ 500 mil pelo descumprimento do contrato e abandono do trecho. Desde a assinatura do convênio, em 2009, foram executados pouco mais de 24 km. Nos anos de 2010 e 2011 não foi construído um único metro de asfalto.

O prefeito Edi Scorsin aproveitou para cobrar a execução de obras de recuperação e melhorias da BR-158, na travessia urbana de Porto Alegre do Norte. Segundo o DNIT, as obras terão inicio após o período de chuvas e contemplarão a construção de uma nova capa asfáltica e as sinalizações, horizontal e vertical.

O prefeito Naftaly Calisto também reivindicou a recuperação da rodovia no trecho urbano de Vila Rica. O DNIT se comprometeu em formalizar um plano de trabalho para a conservação. "Estou trabalhando apenas para tapar buracos na BR-158, o município não dá conta", desabafou Calisto.

Sobre as obras de pavimentação de BR-242, o superintendente informou que a execução do trecho entre os municípios de Querência e Nova Ubiratã, região norte, está mantida e será executada com recursos oriundos do PAC.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE