O presidente da Câmara de Sorriso, vereador Luis Fabio Marchioro (PDT) visitou agências bancárias, esta manhã, e constatou que a maioria não está cumprindo a lei municipal 2024/11, que obriga a instalação de biombos e postos de serviços dos estabelecimentos bancários. Em uma foi constatado que a exigência está sendo atendida. Autor do projeto de lei, o presidente lembrou que agências tiveram até 120 dias para se adequarem a nova lei e o prazo encerrou.
"Sorriso vive uma fase de insegurança e os bancos são alvos freqüentes de bandidos. Pudemos verificar que somente uma agência instalou os biombos. Portanto, faremos um relatório e encaminharemos ao Ministério Público pois os bancos não estão levando a sério a lei. Nenhum estabelecimento pode alegar ignorância, afinal chamamos todos os gerentes para uma reunião antes da aprovação do projeto", disse, salientando que a medida visa somente garantir a segurança dos usuários. Os bancos serão notificados para se adequarem, no prazo de 30 dias. Caso isso não aconteça, deverão pagar multa que pode chegar ao valor de R$ 300 mil".
Conforme a lei, é obrigatória a instalação de uma divisória de no mínimo 1,80 m de altura entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento. O intuito é impedir a visualização das operações que o usuário está realizando, o que facilita a ação de bandidos que aplicam o golpe da "saidinha" do banco ao observar o valor sacado.