A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) fez a apresentação, em Sinop, do projeto do Centro de Abastecimento e Comercialização (Ceasa) aos produtores rurais locais e da região. Elaborado pela equipe de engenharia da entidade, o projeto foi detalhado pela gerente de Engenharia e Arquitetura da AMM, Ana Catarina de Souza Silva, e pela arquiteta Karla Feijó.
O Ceasa atenderá 32 municípios da região Norte de Mato Grosso, além de cidades no sul do Pará. O local contará com iluminação natural, visando a sustentabilidade. De acordo com Feijó, o Ceasa vai atender não só os municípios como também os produtores rurais. A previsão é beneficiar aproximadamente dois mil produtores. “O Ceasa de Sinop fará o papel de intermediador entre os produtores e os municípios”, explicou a arquiteta, por meio da assessoria de imprensa.
A prefeitura disponibilizou uma área de quatro hectares para a construção do empreendimento, que ficará no Loteamento Industrial e Comercial Norte (LIC), localizado ao lado do parque de exposições. A área construída será de 7,7 mil metros quadrados para o atacado e varejo de frutas e verduras, entre outros produtos alimentícios. O Centro de Abastecimento e Comercialização será o primeiro de Mato Grosso, já que o estado possui apenas centros de distribuição.
Agora entra a fase em que o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), juntamente com o secretário, irá atrás dos recursos necessários para a viabilização do empreendimento. O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração, Marcelo Dourado, esteve em Sinop, no início do ano, e garantiu que o centro era uma das prioridades da pasta.
Conforme Só Notícias já informou, a estimativa é que obra custe cerca de R$ 5 milhões.