O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, declarou durante a sessão plenária, ontem, que os deputados estaduais deverão apresentar um substitutivo integral a mensagem do governo que pretende criar a Secopa. “Durante o Colégio de Líderes, tivemos um bom debate sobre o assunto e deveremos apresentar um substitutivo contemplando as sugestões dos deputados”, declarou Riva.
A mensagem do Executivo foi entregue na quinta-feira à Assembleia Legislativa, pelo secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda. Segundo Riva, a discussão foi intensa e é preciso fazer mudanças no projeto original. “Todos os deputados apresentaram sugestões para que tornemos a secretaria mais dinâmica, eficaz e enxuta. E vamos votar em nome de uma Secopa melhor, levando em consideração os interesses do estado”, ratificou Riva.
Um dos questionamentos feito a mensagem foi com relação à data de extinção da Secopa, que conforme proposta seria para 2015. “Entendemos que não há necessidade de esticar o prazo. O mundial será em junho de 2014 e creio que mais seis meses seriam o suficiente”, se posicionou Riva.
Já sobre a escolha do secretário que responderá pela pasta, Riva reafirmou que esta será uma decisão do governador Silval Barbosa. Em entrevista anterior, o presidente da Casa já havia declarado que a criação da Secopa será a oportunidade do governo acertar todos os equívocos até então cometidos. À época da criação da Agecopa, Riva chegou a sugerir ao então governador Blairo Maggi que seria melhor uma secretaria.