A sucessão eleitoral em Sorriso deverá ser consensual entre os dois grupos mais fortes do município que é um dos mais atrativos economicamente por se localizar no Médio Norte de Mato Grosso. A pedido de segmentos empresariais descontentes com a atual administração do prefeito Chicão Bedin (PMDB), que se encontra envolvida em denúncias de corrupção em relação com vereadores, os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Zé Domingos Fraga (DEM), atual secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, podem se unir para apoiar o empresário Plinio Alegrete, sem filiação partidária.
Recentemente, em uma reunião, empresários pediram a Plinio Alegrete que assumisse a condição de candidato e procurasse urgentemente um partido para se filiar, já que o prazo para quem quiser disputar as eleições de 2012 no próximo dia 7 de outubro, ou seja, um ano antes do pleito. A opção pelo nome de Plinio Alegrete é pelo fato do mesmo ter bom relacionamento com todas as correntes políticas do município de Sorriso.
O que mais preocupa os empresários é a crise que se instalou no município por causa das denuncias de corrupção que acabaram abalando a credibilidade e a economia local que tem sua vocação no agronegócio. Mesmo estando localizada numa região próspera, Sorriso começa a ser alcançada pelos vizinhos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, outras duas potencias.
"Pela cidade e sua população é possível se construir uma unidade partidária", reconheceu o deputado Mauro Savi, que teve seu nome lembrado como candidato, mas pondera que se reelegeu deputado estadual e pretende cumprir seu mandato. O parlamentar, que foi líder do governo nos últimos 5 anos, sinalizou que o momento é de se deixar vaidades políticas de lado e trabalhar pelo engrandecimento do município e valorização de sua gente.
Mais reticente, o deputado e secretário Zé Domingos (DEM) acredita que ainda é cedo para se falar em eleição, mas referendou também que já foi 3 vezes prefeito do município e sempre procurou ouvir os reclames da sociedade para conduzir sua vida pública. "É preciso se amadurecer as coisas", disse Zé Domingos, admitindo conhecer Plinio Alegrete e colocar o mesmo como empresário de sucesso e pessoa respeitada pela sociedade de Sorriso.
O problema estaria no PMDB, partido do atual prefeito e do governo do Estado que deseja manter a cidade sob seu domínio político. Os caciques do partido tentam construir um arco de alianças que permita a reeleição de Chicão Bedin que se encontra no primeiro mandato a frente do Executivo estadual.