A prefeitura pleiteia a liberação de mais R$ 2 milhões para rede de esgoto junto ao Ministério das Cidades. O prefeito Juarez Costa (PMDB), disse, em entrevista ao Só Notícias, que o valor foi assegurado, ano passado, por meio de emendas dos deputados federais Carlos Bezerra (PMDB) e Homero Pereira (PR). A verba será investida na região da avenida Alexandre Ferronato, atendendo bairros como Cidade Jardim, e proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Costa afirmou que a expectativa é pela liberação ainda este ano, para ser iniciado o processo licitatório. “Nós conseguimos a emenda, ano passado. Confeccionamos o projeto, que passa por uma série de burocracia que é normal. Mas já está aprovado e, estamos aguardando somente o Ministério das Cidades para que possamos fazer a licitação da obra”, explicou, sem estimar quantas ligações deverão ser feitas.
Em julho, o Consórcio Elmo Engenharia Ltda/Constral ficou apto a construir a obra da rede de esgoto de Sinop, no quadrilátero central- avenidas dos Pinheiros até a Flamboyans. Da Jacarandás a Ingás e Guarantãs. A proposta apresentada foi de R$ 39,6 milhões. As obras ainda devem ser iniciadas e, conforme Só Notícias já informou, a previsão é que 12.564 ligações imediatas sejam realizadas, porém a rede coletora terá capacidade para 16.885.
Está prevista também a construção de uma estação de tratamento com a vazão de cem litros por segundo, com a instalação de 206 mil metros de rede coletora de esgoto e cinco estações elevatórias. O consórcio tem 24 meses para concluir as obras.