A disputa de poder entre o presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), Éder de Moraes, e do diretor de Infraestrutura, Carlos Britto, está longe de acabar. O clima entre os dois deve se agravar a partir de agora, principalmente, depois de uma portaria transferindo grande parte das atribuições da pasta de Britto para Moraes. O documento está publicado no Diário Oficial, que está circulando hoje.
De acordo com a portaria, a justificativa é a “necessidade de reestruturação das atribuições das diretorias da Agecopa, em especial da Diretoria de Infraestrutura, devido a grande quantidade obras a serem executadas”, aponta. À presidência ficará a responsabilidade a “execução e acompanhamento da obras do entorno da Arena Multiuso, ampliação da mobilidade e acessibilidade urbanas na Região Metropolitana, implantação do sistema modal de transporte coletivo, implantação de Centro Oficial de Treinamento do CPA, articular junto a todos os Órgãos e Entidades envolvidas, a execução das ações de segurança de todos os envolvidos na Copa do Mundo”.
A portaria também determina a transferência para a Diretoria de Assuntos Estratégicos as atribuições de execução das “obras construção do Fifa Fan Fest, bem como assegurar a realização de eventos culturais, esportivos e de entretenimento, inclusive a transmissão dos jogos oficiais da Fifa, por meio de telões, conforme especificações técnicas definidas”.
“As atribuições de construção da Arena Multiuso, obras de desbloqueio, implantação dos Centros de Treinamento de Várzea Grande (Pari) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) permanecem sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura da Agecopa”, determina a portaria.
Por fim, também determina que todos os fiscais de obras designados para fiscalização das obras contratadas pela Agecopa, relacionadas à Copa do Mundo, deverão se reportar a esta presidência”.
O clima entre Moraes e Britto não é dos melhores e ficou pior ainda após audiência pública, na Assembleia Legislativa, que debateu qual o melhor sistema de transporte para Cuiabá: VLT ou BRT. Na oportunidade, Britto disse que desconhecia o projeto de VLT e afirmou que o BRT era o melhor sistema para a capital. Ao que Moraes se irritou e afirmou que o diretor de Infraestrutura da Agecopa era despreparado para o cargo.