“O hospital [de Sinop] até o final do ano vamos equipar ele totalmente. Queremos ver também se conseguimos inaugurar até lá”. Esta foi a previsão feita pelo governador Silval Barbosa (PMDB) sobre o prazo de funcionamento do hospital municipal de Sinop. Ele explicou que o termo de convênio de R$ 10 milhões com o Ministério da Saúde está assinado e agora falta apenas os procedimentos de licitação e escolha da Organização Social de Saúde (OSS) que irá gerir a unidade. Silval não disse se o dinheiro prometido pelo ministério já está na conta do Estado.
Em reportagem anterior de Só Notícias, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que não teria como prever uma data para o hospital municipal de Sinop entrar efetivamente em operação. O secretário Pedro Henry descartou marcar uma data para iniciar os atendimentos, devido aos trâmites burocráticos que são necessários (e demorados) para compra de equipamentos e demais procedimentos.
A licitação para a compra dos equipamentos e o chamamento público para a escolha da OSS que gerenciará a unidade hospitalar são procedimentos complexos e tem prazos pré-determinados. O exemplo citado foi o processo para a escolha da OSS. Após ser publicado o edital, o chamamento público tem um prazo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias para definir a empresa que passará a gerenciar a unidade hospitalar. Isto no papel. No entanto, a assessoria informou, que houve casos em que o procedimento chegou a 90 dias. Pode haver problemas com as empresas concorrentes ou mesmo uma que foi desclassificada recorrer à justiça para anular o processo, por exemplo.
Os R$ 10 milhões disponibilizados são para comprar blocos cirúrgicos, equipamentos de laboratórios, entre muitos outros aparelhos. O hospital tem mais de 70 leitos e a estrutura física está concluída desde o final de 2008. A Câmara de Sinop já aprovou o projeto da prefeitura autorizando a cessão do prédio ao governo do Estado.