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Silval e chineses chegam a Santarém: "ferrovia não é utopia"

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Governadores Silval, Jatene, chineses e lideranças no Porto em Santarém (Marcos Negrini)

Três dias de viagem, mais de 10 cidades visitadas, mais de 1,1 mil km percorridos de carro e apoio político do governo paraense para ser feita a ferrovia Cuiabá-Santarém. Este é o saldo parcial da Rota da Integração. O governador Silval Barbosa, empresários chineses, deputados de Mato Grosso e secretários acabam de chegar em Santarém, onde está o porto que vai receber um volume maior de grãos, carne, madeira e demais produtos transportados do Nortão e Médio Norte, via BR-163, e futuramente, através da ferrovia que os investidores da China estudam construir.

Os gois governadores e chineses visitaram o porto, viram o terminal de grãos de uma multinacional e se surpreenderam com a capacidade e com a ideia de ampliação da estrutura. Neste momento, eles estão no hotel onde tem uma apresentação sobre a ampliação do porto. O grupo de chineses disse que está muito interessado na obra da ferrovia e pode costurar parceria com outro grupo de investidores.

A pavimentação da 163, da divisa dos dois Estados até Santarém, deve ser concluída no final de 2012 e se tornará um dos principais corredores de exportação. O próximo passo é viabilizar a ferrovia – a médio prazo ( investidores não mencionaram quantos anos). O governador Silval Barbosa disse, após percorrer a maior parte da BR-163 em território paraense onde avança a pavimentação asfáltica, que “as obras estão saindo rápido agora graças às pressões políticas locais, o que prova que é o trabalho integrado entre os Estados a melhor forma de assegurar a implantação de políticas que colaborem para o desenvolvimento regional de forma sustentável”.

“Andamos mais de 700 km na BR-163 e podemos ver que as obras trazem mais oportunidades para as cidades. Ver isso nos comprova que a ferrovia não é uma utopia e sim uma realidade”, disse Silval, no encerramento da Rota da Integração. 

O governador Simão Jatene disse que, “se Mato Grosso e Pará estiverem juntos seremos os melhores orodutores do mundo. Precisamos nos unir ainda mais”, discursou. Jatene, conforme Só Notícias já informou, manifestou apoio à construção da ferrovia. O governador paraense, é pensar na integração da rodovia com outros modais de transporte, para assegurar ainda mais poder de competitividade para os produtos da região.

Dentro dessa perspectiva, uma ferrovia seria um complemento logístico importante. “Essa é uma briga que precisamos comprar juntos, e por isso a importância da caravana”, avaliou o governador, acrescentando que a intermodalidade de transporte se complementa com a implantação de hidrovias e portos ao longo do eixo Santarém-Cuiabá.

Os chineses que participam da expedição são do -China Railway Engineering Corporation (CREC)- grupo que planeja investir R$ 10 bilhões na ferrovia Mato Grosso-Pará e que, na China, administra cerca de 50% da malha ferroviária.

(Atualizada às 20:11h)

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