A comitiva Rota da Integração, com o governador Silval Barbosa, empresários chineses que pretendem construir a ferrovia Cuiabá-Santarém, parlamentares e secretários chegou ao Pará no final da manhã deste domingo e fez a primeira parada em Castelo dos Sonhos onde também conheceram, as dificuldades que parte da população paraense tem na área de saúde e busca “socorro” em cidades mato-grossenses como Guarantã do Norte e Sinop. Silval Barbosa foi recebido no distrito de Castelo (pertencente ao município de Altamira) pelo governador Simão Jatene. Mais de 50 pessoas participaram do manifesto silencioso, com faixas pretas reivindicando mais atenção ao distrito que luta por sua emancipação. A moradora Catarina Vieira, emocionada, pediu a Jatene mais estrutura na saúde. Ela perdeu o esposo, Bruno Vieira, há uma semana por falta atendimento adequado. “Nós levamos ele no posto de saúde, mas não recebeu atendimento rápido e morreu”, relatou.
Há uma semana, uma garotinha, de 6 anos, também morreu. Os moradores explicaram que ela teria tomado a dose de uma vacina, passou mal, mas também não recebeu atendimento. O governador Jatene reconheceu que o distrito precisa de mais atenção e assumiu o compromisso de melhorar a situação no período de um ano.
A educação também é um problema no distrito. Segundo moradores, as escolas só oferecem o ensino fundamental aos moradores e muitos adolescentes buscam outros estados principalmente, Mato Grosso, para estudar.
As lideranças de Mato Grosso, conforme Só Notícias já informou, saíram de Cuiabá neste sábado de manhã, parando em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Terra Nova Norte, Matupá e Guarantã. Os investidores chineses estão conhecendo a força do Médio Norte e Nortão na produção de grãos e madeira que podem ser escoados pela ferrovia que eles pretendem construir de Cuiabá a Santarém.
Eles também estão verificando o andamento das obras de asfaltamento da BR-163, da divisa dos 2 Estados, até Santarém para escoar a produção com maior rapidez e economia. A pavimentação está em andamento e deve ser concluída até o final do ano que vem.
Leia ainda
Silval e Jatene defendem no Pará ferrovia Cuiabá-Santarém e aumentar competitivade
Silval observa moradores cobrarem governador Simão Jatene (foto: Só Notícias/Gabriela Johnson)
Silval e Jatene se encontram em Castelo dos Sonhos (foto: Marcos Negrini)