O prefeito Chico Galindo conseguiu, agora há pouco, aprovação de seu projeto autorizando a concessão dos serviços de água e esgoto – Sanecap- para a iniciativa privada. Foram 14 votos favoráveis – placar que a bancada aliada já estava antecipando ontem. 4 vereadores votaram contra (Lúdio Cabral, Arnaldo Penha, Domingos Sávio e Toninho de Souza). A justificativa da prefeitura é que, com a privatização, será solucionado problema de falta de abastecimento de água tratada em bairros e mais moradores terão serviços de saneamento.
Mas a decisão, polêmica, não está sendo aceita por uma parcela da população. A 5ª feira está sendo marcada por novos protestos, na câmara da capital. Centenas de manifestantes estão em frente a sede do legislativo protestando contra o projeto. Eles tentaram queimar um boneco do prefeito Chico Galindo, que defende a privatização da Sanecap. A tropa de choque da Polícia Militar está no local.
Bombinhas e garrafas de água de plástico foram lançadas para o alto. Um acadêmico da UFMT foi detido e, segundo testemunhas, teria sido agredido por soldados. Ele teria tentado entrar no plenário e, devido ao grande número de pessoas no local, um vidro acabou quebrando. O manifestante foi encaminhado a delegacia.
Os vereadores haviam tentado, anteriormente, votar projeto mas as sessões foram interrompidas. Um projeto havia sido aprovado, em julho, autorizando a privatização dos serviços, mas as decisões tomadas na sessão da câmara foram suspensas pela justiça estadual.
(Atualizada às 10:23h)
Manifestantes tentam queimar boneco do prefeito Chico Galindo (foto: Sandra Carvalho)