PUBLICIDADE

Troca de comando na Sema não foi por pressão dos deputados, diz Silval

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) deu posse na tarde de ontem ao novo secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, e no ato deixou clara a posição de cobrança por melhorias urgentes no setor, alvo de críticas ferrenhas de parlamentares e dos setores produtivo e ambiental. Falcão assumiu o comando da pasta prometendo dar celeridade às ações, desburocratizar o sistema e implementar "coesão" entre as partes. Ligado ao setor produtivo, mantém fina sintonia com o Executivo e trânsito com alguns deputados da Assembleia Legislativa, o que deve abrir caminho para instalação de políticas emergenciais. O primeiro ato do gestor será realizado hoje, em Brasília, onde participa de reuniões no Ministério do Meio Ambiente e ainda da 103ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A solenidade contou com participação do vice-governador, Chico Daltro, de secretários de Estado, de representantes das bancadas federal e estadual do PR e do agronegócio, que apostam as cartas na possibilidade de serem asseguradas mudanças na área. Presidente do diretório regional do PR, deputado Wellington Fagundes reforçou o apoio à nomeação de Vicente. O nome dele foi oferecido ao governador pela bancada estadual do PR como opção para substituição do ex-secretário, Alexander Maia.

O governador negou que as alterações no staff ocorram em razão de "pressão" da Assembleia Legislativa, e fez questão de frisar o papel de fiscalização e de cobrança dos parlamentares que faz parte do processo natural dos trabalhos. As movimentações no primeiro escalão fazem parte de estratégia montada pelo Executivo no início deste ano, mas as críticas pontuadas ao setor no decorrer deste ano, acentuadas com instalação da CPI das Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), pioraram consideravelmente a situação de Maia, que pediu exoneração da função mas que poderá atuar em outra área da gestão. Silval ainda não avaliou essa possibilidade.

Vicente anunciou trabalho para melhoria do sistema de concessão de licenças ambientais por meio da instalação de "um novo Cogel", sistema que permitirá a unificação da base de dados cartográficos. Vicente conta com respaldo do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Rui Prado, que credita confiança sobre as ações. A força do agronegócio se fez presente na solenidade.

Em Brasília, Vicente Falcão, acompanhado do secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, se reúne com o Secretário Executivo do MMA, Francisco Gaetani e com secretários dos estados representados na Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A agenda continua amanhã e na quinta-feira, com reuniões do Conama, que será aberta pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE