PUBLICIDADE

Mauro Mendes brigará para ganhar espaço dentro do PSB

PUBLICIDADE

A crise no PSB, gerada pela falta de entendimento sobre o rumo do partido e o projeto político, parece não ter fim. Empresário Mauro Mendes (PSB), um dos principais líderes da legenda em Mato Grosso, prenuncia racha na sigla caso o presidente estadual, Valtenir Pereira, cogite se opor à construção de chapa majoritária na disputa da prefeitura de Cuiabá, nas eleições de 2012. Em entrevista exclusiva para A Gazeta, Mauro não mede palavras e manda recado aberto ao dirigente partidário: "sou filiado ao PSB e não ao PSV, que é o Partido Só do Valtenir. O partido tem que ser de todos e não de um só".

Ele define nesta semana seus planos sobre a carreira política. Mas dá uma deixa sobre a posição que deverá ser adotada em relação ao próximo pleito. "Quero espaço dentro do PSB e vou definir meu rumo político nos próximos dias", avisa. As articulações devem ser debatidas com integrantes do Movimento Mato Grosso Muito Mais, bloco formado no período que antecedeu a campanha de 2010, formado pelo PPS, PDT, PV e o PSB. Ele buscará entendimento nessa fase com o presidente regional do PPS, deputado Percival Muniz, fundador da proposta de união das siglas.

O enfrentamento aberto do empresário sobre Valtenir traz à tona impasse formado entre ambos nas eleições passadas. À época, o presidente do PSB chegou a buscar entendimento com o então candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PMDB), num alinhamento de planos com um dos representantes do PDT, Rodrigo Rodrigues. Mas a imposição de líderes do bloco, como do ex-deputado Otaviano Pivetta, Percival Muniz e principalmente de Mauro Mendes, impediram a concretização da parceria prevista por Valtenir, que jogaria por terra a corrida ao Palácio Paiaguás, que foi encabeçada pelo empresário num primeiro turno "apertado" para Silval.

Mágoas e rusgas permanecem no PSB. Valtenir evita comentar planejamento do partido para o próximo embate eleitoral, principalmente quando o assunto é a capital mato-grossense. Destaca trabalhos que vêm sendo realizados na maioria dos municípios para melhoria da formação dos candidatos. Mas já encaminhou à nacional do PSB lista com pelo menos 15 cidades que poderão ter lançados projetos próprios, como Cuiabá. Ele não descarta o nome de Mauro, mas assegura que os planos terão que passar por amplos debates.

O presidente do PSB disputou a prefeitura da capital no pleito de 2008, sendo no período adversário do próprio Mauro Mendes, que era filiado ao PR e que contava com aval do PT, tendo como vice a ex-deputada estadual Vera Araújo. Insatisfeito com as ações internas do PR, o empresário migrou para o PSB em outubro de 2009. A posição de líder nato, por vezes, se choca com o perfil do gestor da legenda no Estado. Mas o confronto maior se dá em relação ao projeto político. O nome de Mauro ganha reforço por ser posto entre as melhores vias para pleitear o comando da administração municipal. Nesta semana, ele coordena encontro entre líderes políticos que também avaliam as eleições de 2014, sobre tática previamente costurada.

Valtenir não foi localizado para comentar o assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...

Abilio promete fechar Empresa Cuiabana de Saúde: “está falida”

Em vistoria ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), hoje,...
PUBLICIDADE