PUBLICIDADE

Senado aprova general para diretoria geral do DNIT

PUBLICIDADE

O general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), disse hoje (23) que avaliará a gestão de “um por um” dos superintendentes estaduais do órgão. Ele teve seu nome aprovado hoje, por unanimidade na Comissão de Infraestrutura do Senado, juntamente com o também militar Tarcísio Gomes de Freitas, indicado para a diretoria executiva do Dnit. Os nomes, agora, serão submetidos à análise em plenário.

Segundo o general, uma pessoa para ocupar o cargo de superintendente do Dnit nos estados terá que preencher três requisitos: competência, caráter e dedicação. A maioria desses cargos parte de indicações de partidos aliados do governo federal. “Um superintendente tem que ser um exímio negociador, ter caráter e autoridade moral e tem que estar presente todos os dias na fiscalização das obras em andamento no estado.”

Jorge Ernesto Fraxe comprometeu-se com os senadores da Comissão de Infraestrutura a comparecer ao Senado sempre que os parlamentares julgarem necessário, independentemente de requerimentos de convite ou convocação. O general ressaltou que esse é o seu “dever” como gestor público. Entretanto, pediu aos senadores um prazo de seis meses para reestruturar o Dnit, uma vez que terá que “tocar os contratos, já em andamento, que somam R$ 14 bilhões”.

Ele defendeu que todos os contratos realizados pelo órgão sigam os princípios previstos na lei de licitações. Nesse aspecto, o general acrescentou que os aditivos contratuais devem ser exceção e não regra. Jorge Ernesto Praxe deixou claro que seu trabalho terá como base, no caso, a possibilidade de contratar empresas para realizar obras apenas em caráter emergencial, ou seja, “algo não previsível ou esperado como desastres naturais que tem um tempo de duração para acabar”.

O novo diretor-geral indicado pela presidenta Dilma Rousseff é general de divisão combatente do Exército, na área de engenharia. Entre outras funções, exerceu ao longo de sua carreira militar o comando de Destacamentos de Engenharia de Construção e a diretoria de Obras e Cooperação do Exército.

Tarcísio Gomes de Freitas, indicado para a diretoria executiva, já comandou pelotão da 10ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército e participou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). O militar exerce, desde 2008, o cargo de analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE