Uma comissão formada por alunos, professores e funcionários públicos entregou ao governador Silval Barbosa, durante Governo Itinerante instalado em Rondonópolis, hoje, um abaixo assinado com dez mil assinaturas pedindo a construção do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis. Segundo a coordenadora pedagógica da comissão pró-Unemat, Isa Paiva, a ação contou com o apoio da sociedade rondonopolitana uma vez que a causa é nobre e focada principalmente na melhoria da educação superior não só na cidade, mas sim na região Sul.
"Muitas pessoas saem de Rondonópolis para estudar em outras cidades que possuem os campi da Unemat. O município tem condições e população suficiente para ter construída aqui uma universidade, até porque contaria com a população estudantil de cidades vizinhas", explicou Isa Paiva.
O governador foi bastante receptivo ao pedido e informou que encaminhará essa demanda, com as dez mil assinaturas, ao reitor da Unemat, Adriano Silva, para que seja elaborado um estudo sobre a reivindicação. A área para a instalação do campus da Unemat do município é intermediada pelo deputado federal Carlos Bezerra, conforme informou o líder comunitário e integrante da comissão, Thiago Silva, e deve ser na região da Vila Operária. "O governador disse que encaminhará esse projeto e achou muito importante esse nosso pedido, principalmente pelo porte de Rondonópolis".