PUBLICIDADE

Licitação do transporte intermunicipal não dever sair rápido

PUBLICIDADE

Vice-governador Chico Daltro se esforça, mas ao que tudo indica, a execução do processo licitatório do sistema de transporte intermunicipal, sob responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager), poderá se postergar, saindo das previsões para validação em no máximo 45 dias. Deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), promete articular apoio na Assembleia Legislativa para derrubada de veto específico que trata no número de empresas operadoras nas 8 fatias do mercado, como proposto na Lei 432, sancionada pelo governo.

Com a posição do parlamentar, se acentua problemática vivida pelo Estado, devedor de quase R$ 300 milhões ao Ministério Público Estadual (MPE) pelo não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado ainda em 2007, prorrogado e com prazo expirado. Curiosamente, o MPE exige a realização dos certames, com abertura para o quadro de empresas a atuarem no setor. Ou seja, interessa fazer valer a legislação para lançamento do edital de licitação do sistema.

A posição de Pinheiro deverá promover nova interlocução de Daltro, mediador do assunto entre Executivo e Poder Legislativo, junto a parlamentares. Tentará contrapor as argumentações do republicano ao sustentar que o veto, relativo a quantidade de operadoras, ocorreu após estudo técnico que aponta inviabilidade da proposta, nos termos aprovados pelo Legislativo. O veto garante participação de uma empresa e consórcio para cada parcela das regiões.

Crítico ferrenho da mensagem original, o deputado conseguiu também garantir a aprovação de pelo menos uma alteração na matéria, com atuação de 2 empresas por mercado. Com consolidação do texto primário, retoma o discurso de configuração de monopólio na área. Ele atribui à presidente da Ager, Márcia Vandoni, a responsabilidade pelas mudanças recentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE