O processo para construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve iniciar ainda neste semestre, segundo expectativa da prefeita Maria Izaura. “Nós já estamos com parte do recurso na conta e nosso projeto está na vigilância sanitária da Secretaria de Saúde para aprovação”, explicou a gestora.
Izaura espera que a aprovação ocorra em breve para que seja iniciado o processo de licitação que definirá a empresa responsável pela obra. “Iniciado esse processo vai ainda, no mínimo, 60 dias [até a confirmação da empresa]”, disse. Aproximadamente R$ 1,4 milhão, do governo federal, será investido. Deste montante, R$ 140 mil já foi liberado para os trabalhos iniciais (formulação do projeto).
A UPA, que deve ser construída no bairro Cidade Alta, terá atendimento 24 horas dentro do padrão exigido pelo Ministério da Saúde, com capacidade de atendimento entre 50 a 150 pacientes por dia e é destinada para cidades entre 50 mil a 100 mil habitantes. É composta por consultórios, leitos de observação, salas de acolhimento, para gesso, raio-x, nebulização, administrativo, farmácia e esterilização.
Conforme Só Notícias informou, na região, está em processo de construção duas Unidades de Pronto Atendimento. Uma em Sorriso, cuja previsão de entrega é até o final do ano e, outra em Sinop, onde a secretaria de saúde estima conclusão até mês que vem.