PUBLICIDADE

Leitão pede a reitora da UFMT apoio para criar curso de Medicina em Sinop

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, reuniu-se, em Cuiabá, com o deputado federal Nilson Leitão e se comprometeu a tentar criar o curso de Medicina no campus de Sinop. Leitão se comprometeu a destinar emendas orçamentárias anuais viabilizando a estrutura para ser dado o curso e mantê-lo. “Além disso, você (Nilson Leitão) terá que procurar o MEC (Ministério da Educação) para convencê-los da importância do curso de Medicina para a região. A UFMT se compromete a fazer todo o projeto para que esta empreitada seja aprovada em Brasília”, disse a reitora, ao deputado. Ele deixou clara a “complexidade” de conseguir este curso e foi pré-agendado para o dia 16 de setembro uma audiência pública. em Sinop, para explicar a sociedade todos os passos necessários visando consolidar o projeto.

“Nesta audiência vamos conversar com a sociedade e explicar que não é simples o método, mas vamos tentar. O ideal é abrir de 50 a 60 vagas em Sinop para a Medicina, e para isso, o MEC deve liberar a contratação de ao menos 45 professores e 20 servidores”, concluiu.

Leitão expôs que “hoje é muito difícil um médico morar no interior e, por isso, ele cobra valores absurdos para sair da capital. Com a implementação do curso de Medicina em Sinop, a formação de médicos no interior vai aquecer o mercado, fortalecendo assim a saúde no Estado inteiro”, afirmou.

Outro pedido feito pelo parlamentar tucano foi a criação pela UFMT de cursos modulares em Alta Floresta para atender toda a região. Para a concretização do projeto, Leitão também pré-agendou uma audiência pública na cidade para o dia 26 de setembro, com a intenção de reunir a sociedade e prefeitos da região em busca de novas parcerias. “O curso modular depende mais ainda do poder público, principalmente das prefeituras. Por isso queremos saber o interesse da população e dos prefeitos, que podem se reunir em associação garantindo recursos para a manutenção do curso”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE