Estão previstas para quinta (11) e sexta-feiras as oitivas de todos os envolvidos nas investigações da Comissão de Ética e Decoro, que pretende esclarecer se os vereadores Chagas Abrantes (PR), Gerson Frâncio, o “Jaburu” (PSB), e Roseane Marques (PR) quebraram o decoro parlamentar. Eles foram denunciados de participarem de um esquema de cobrança de propina ao prefeito de Sorriso, Chicão Bedin (PMDB), em troca de apoio político. Os três ficaram 4 dias presos, em Cuiabá, em operação do GAECO – Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado- do Ministério Público. Foram soltos pelo Tribunal de Justiça. Há poucos dias, foi concedido habeas corpus no mérito.
Em entrevista ao Só Notícias, o relator da Comissão, João Matos (PTB), afirmou que o relatório deve ser concluído e apresentado em plenário, ainda neste mês. “Logo após as oitivas, faremos o relatório final e levaremos ao plenário na última ou penúltima sessão deste mês”, frisou.
Na quinta-feira, os integrantes da comissão vão a Cuiabá ouvir três testemunhas. Na sexta, os vereadores, em Sorriso, ouvirão mais 16 pessoas, incluindo os três parlamentares. “Se acharmos necessário, podemos chamar mais testemunhas para as oitivas”, disse o relator ao Só Notícias. Cada envolvido pode ir acompanhado de um advogado particular.
Conforme Só Notícias já informou, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é formada pelo vereador da situação Paulo da Farmácia (PMDB) – presidente, João Matos (PTB) – relator, e Marilda Savi (PSB) – membro.