O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu, em sessão ordinária, esta manhã, parecer favorável à aprovação, às contas de governo da prefeitura de Nova Mutum, referentes ao exercício de 2010, segundo ano de gestão do prefeito Lírio Lautenschlager (PMDB). O relator do processo, auditor substituto do conselheiro Humberto Bosaipo, Luiz Henrique de Lima, votou pela aprovação sendo acompanhado pelos demais conselheiros.
A decisão não foi disponibilizada na integra pelo tribunal, porém, Luiz apontou, na explanação do voto, que a secretaria de controle externo constatou uma irregularidade, em dois subintes. Devidamente citado, o prefeito apresentou defesa, anulando apenas um deles, com o outro não sendo determinante para reprovação.
O relator também destacou notas 7 e a7,5 para Educação e Saúde, e recomendou ao legislativo que determine ao prefeito o aperfeiçoamento dos serviços prestados nestes setores e ainda, que tome ações para tornar a arrecadação de impostos mais eficiente.
Agora, o parecer do TCE será avaliado pela Câmara de Vereadores que também deve votar as contas da administração. Em 2010, a prefeitura de Nova Mutum arrecadou em impostos, de acordo com o sistema do tribunal, R$ 70,9 milhões.