A Polícia Judiciária Civil de São José do Rio Claro, após meses de investigação, localizou ontem o médico e ex-prefeito do município de Nova Maringá. Ele estava desaparecido desde 2008 quando foi afastado da função pública pelos crimes de peculato e improbidade administrativa. Gilmar Pereira Fagundes, 52 anos, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça da Comarca de São José do Rio Claro. Nas diligências, os investigadores descobriram que ele estava residindo na cidade de Juti, em Mato Grosso do Sul, e trabalhava na profissão de médico.
Ele foi afastado da prefeitura de Nova Maringá por uma liminar do Ministério Público Estadual em 2008 e esta sendo investigado em dois inquéritos policiais instaurados pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública.
De acordo com o delegado que comandou as investigações Romildo Grota, o acusado na época tinha foro privilegiado por exercer cargo público e após as denuncias e o afastamento, ele desapareceu levando notebook e impressora da prefeitura. “Com sua localização e prisão, aguardamos autorização do poder judiciário para recambiá-lo de volta a São José do Rio Claro, onde o preso será interrogado e indiciado em dois processos pelos crimes contra a administração pública”, destaca Grota.
Gilmar está detido na cidade de Caarapõ, em Mato Grosso do Sul, aguardando transferência para Mato Grosso.