PUBLICIDADE

Sorriso: presidente diz que prioridade é saúde e avalia semestre

PUBLICIDADE

O presidente da câmara, Luis Fabio Marchioro (PDT), disse que a câmara vai intensificar as cobranças para a prefeitura aumentar o número de médicos, da oferta de remédios, melhorar o atendimento e o acesso a saúde. Ele afirmou, ao Só Notícias, que é a principal reivindicação feita por famílias de baixa renda que buscam apoio dos vereadores. “Não é possível que os corredores da Câmara fiquem sempre cheio de pessoas procurando remédios, cirurgia, consultas, não dá. Sorriso arrecada R$ 11 milhões por mês e, estes dias, representantes da prefeitura disseram que estão gastando mais do que o índice constitucional com a Saúde, cujo limite é 15%, mas estão gastando 25%. Na minha opinião, isto é mais grave ainda porque não é falta de dinheiro, está sendo gasto muito dinheiro, bem mais do que deveria, mas não está surtindo efeito”, criticou o presidente.

•Siga Só Notícias no Twitter

Marchioro ressaltou que a câmara deve ampliar as articulações políticas para, a curto prazo, encontrar saídas e minimizar os problemas neste setor, porém acrescentou que “o vereador não tem o poder de comprar remédio, de construir postos de saúde, contratar médicos”.

A câmara está encerrando o recesso e retoma as sessões no próximo dia 1º. Outro setor que também deve ser bastante discutido é o trânsito, cujo vereador classificou como o “calcanhar de Aquiles” de Sorriso, assim como ampliar acesso à educação superior nas instituições públicas.

O presidente disse que o primeiro semestre foi produtivo pelo volume de projetos, requerimentos, indicações analisados e aprovados e citou, como exemplo, o estatuto do servidor e a segurança pública. “Apesar das turbulências no Legislativo, terminei o semestre muito satisfeito com a produção da Câmara. Nós encerramos com mais de 400 matérias apreciadas em plenário. Em destaque está o estatuto do servidor, que ficamos meses em cima deste projeto, além da reforma administrativa da prefeitura e projetos na área da segurança pública”.

Ele avaliou ainda que o “ponto forte do semestre foi a intensificação da relação do Poder Legislativo com a sociedade. A câmara não pode se resumir a apenas uma sessão nas noites de segunda-feira, pensando nisto criamos projetos como a Sala do Cidadão, Por Dentro do Parlamento, Câmara do Estudante, ampliamos a ouvidoria por 24 horas, e também instalamos uma subsede da Câmara no Distrito de Primaverinha. E foi através desta aproximação que nós percebemos que 80% da população pensava que Câmara e Prefeitura era a mesma coisa, que funcionavam no mesmo prédio e que vereadores trabalham ao lado do prefeito”.

Ontem, o presidente reuniu-se com o prefeito em exercício, Wanderley Paulo, que foi à câmara para visita de cortesia e também pediu apoio da câmara em projetos que pretende propor, nos próximos dias, dentre eles os que tratam de construção civil e cargas de terras para famílias de baixa renda. Luis Fabio expôs ao prefeito as preocupações e reivindicações dos vereadores e se comprometeu, em nome dos demais parlamentares, a colaborar com sua administração.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE