As contas referentes ao exercício de 2010 do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A análise e votação foram realizadas em sessão ordinária realizada, hoje, pelos conselheiros. O relator das contas do prefeito sinopense foi o conselheito Luiz Henrique Lima, que substituiu o conselheiro afastado Humberto Bosaipo.
De acordo com o relator, o município conseguiu a nota 9 em educação e 7,8 em saúde. Uma pontuação bastante satisfatória. O relator fez apenas uma recomendou para que o Legislativo municipal cobre do prefeito o aperfeiçoamento das políticas públicas na saúde. Ministério Público de Contas sugeriu a aprovação das contas do prefeito e pela recomendação para que o Legisltitivo cobre do prefeito. O relatório do TCE foi realizado baseado em documentação e verificação in loco.
O relatório técnico apontou apenas uma irregularidade, na qual requer maior eficiência do Executivo municipal na cobrança da dívida ativa. Todavia, o relator ressaltou que esta questão não seria suficiente para reprovar as contas do gestor. Conforme Só Notícias já informou, ovalor da dívida ativa de 1991 até o ano passado, corrigidos com juros e multas, está em R$ 77 milhões.
Agora o parecer será remetido para apreciação e votação dos vereadores sinopense, que podem aprovar ou não. Geralmente os parlamentares seguem a votação do TCE. De acordo com o Sistema Aplic Cidadão, disponibilizado pelo tribunal, no ano passado, a administração arrecadou R$ 157,7 milhões.
(Atualizada às 11h15)