O vereador Lúdio Cabral (PT) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Cuiabá (Sitaesa), Ideueno Fernandes de Souza, estiveram na Praça Alencastro, esta manhã, onde o Fórum Contra a Privatização da Sanecap instalou um ponto de coleta de assinaturas para a Lei de iniciativa popular que anula o projeto aprovado pela Câmara, autorizando a concessão dos serviços de saneamento à iniciativa privada.
Lúdio e os participantes do Fórum distribuíram os panfletos da campanha e recolheram assinaturas de várias pessoas que se declararam contra a privatização da Sanecap “Acredito que os serviços essenciais como o saneamento devem ser públicos. Aqui no Brasil se privatiza para ganhar dinheiro, e não se prioriza o consumidor”, comentou o vendedor ambulante Baltazar Dias Camargo.
Para Lúdio, o ponto de coleta em praça pública é ideal para que a campanha tenha conhecimento e adesão da população. “A praça é um espaço de grande circulação de pessoas, fica no Centro e em frente a prefeitura. É o lugar ideal para que as pessoas participem de ações políticas como essa e se informem sobre o que está acontecendo na cidade”, afirma o vereador.
Idosos – Um grupo de senhoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Porto se reuniu em frente a prefeitura também essa manhã para protestar. O problema é que, desde sexta-feira passada, nove funcionários do CCI foram demitidos e os idosos não conseguem ter os serviços de ginástica, atendimento médico, fisioterapia, entre outros.
Ao serem abordadas por Lúdio, enquanto entregava os panfletos da campanha na praça, as senhoras pediram que o vereador solicitasse audiência com o prefeito que, pela terceira vez, não recebeu as representantes do CCI.
“Nós já viemos aqui três vezes e o prefeito nunca nos atende, só manda o secretário e nada é resolvido. Aquele Centro é a nossa vida, nós cuidamos da nossa saúde lá, não é só confraternização. Sem ele nós ficaremos doentes”, afirmou Eli Barreto, que frequenta o Centro de Convivência.
O Secretário de Comunicação da Prefeitura, Mauro Cid Nunes, que recebeu Lúdio e uma comissão de idosos por volta das 9h, ficou de dar uma resposta sobre isso até terça-feira (26).
Simpáticos à campanha contra a privatização da Sanecap, os idosos do Centro, a partir de agora, também recolhem assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular em defesa de um serviço de saneamento público.