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Riva fala em lobby por ônibus rápido e insiste no VLT para Cuiabá

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Defensor do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) por ser um sistema de transporte mais moderno e ágil, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, declarou hoje que existe um lobby em favor do Bus Rapid Transit (BRT), já que o BRT ainda não estaria descartado, mesmo após Governo do Estado ter escolhido VLT. Diante da situação, o deputado anunciou uma audiência pública em agosto para discutir os dois modelos de transporte.
"O ex-governador Blairo Maggi, agora senador, nunca cedeu para fazer o estudo de viabilidade do VLT. Não posso aceitar esse lobby. O BRT é um modelo saturado. Essas mentiras que estão sendo soltas por aí partem de pessoas que têm comprometimento com o BRT", apontou Riva, dizendo que esta situação ficou evidente na matéria divulgada no site UOL, de notícias nacionais.

Segundo o deputado, está faltando vontade política para implantação do VLT. "O governador Silval Barbosa não terá dificuldade para assumir esse compromisso. Pois, temos capacidade de pagamento graças a amortização e renegociação da dívida externa. Além disso, o governo pode fazer por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), pois há empresas do ramo conceituadas querendo fazer esse investimento".

O deputado disse que a preocupação não pode ser apenas com custo da obra, mas também tem que analisar o que poderá oferecer mais qualidade, conforto, segurança e agilidade para desbloquear o trânsito da Capital. "Eu quero ver se um dia o senhor Blairo Maggi vai pegar o BRT lá no aeroporto. E outra: no conjunto o VLT é mais barato, levando em consideração a troca da frota, manutenção das pistas e número de desapropriações", citou. O BRT necessita trocar a frota de ônibus a cada sete anos e meio e o VLT entre 25 a 30 anos. Além disso, o asfalto do ônibus rápido precisa de manutenção constante por parte do Governo do Estado.

"É lógico que essa indecisão na escolha ora por VLT, ora por BRT compromete, é preocupante e fica muito evidente essa situação. Mas, não tenho dúvidas que o VLT é o melhor para Cuiabá. Não acredito que a Agecopa consegue fazer 3mil desapropriações para implantar o BRT porque Cuiabá não tem planejamento para comportar esse sistema", afirmou Riva.

Com relação ao valor da obra, o deputado disse que não custa R$ 1,1bilhão para implantar o VLT. Afirmou que o colegiado de deputados teve acesso a essas informações ao ouvirem a palestra de um especialista e se mostraram favorável pelo sistema de trilhos. "Tenho em mãos um estudo onde aponta que a obra ficaria em aproximadamente R$ 700 mil. Pode ser que este valor a mais divulgado esteja incluído a urbanização da cidade, que é necessária fazer na implantação de qualquer dos dois moldais".

Para que seja feito os devidos esclarecimentos, Riva anunciou que fará uma audiência pública em agosto para discutir os sistemas de transporte. "Enquanto parlamentares vamos cumprir o nosso papel de dar a oportunidade da sociedade de conhecer o melhor modelo", concluiu.

 

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