PUBLICIDADE

Senador sugere que dinheiro do trem-bala seja revertido para saneamento

PUBLICIDADE

O senador Pedro Taques (PDT) afirmou, hoje, que os recursos destinados ao Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido como trem-bala, são suficientes para construir oito mil quilômetros de ferrovias e resolver os problemas de saneamento básico em mais de três mil municípios, mais da metade das cidades brasileiras. O comparativo foi feito em aparte concedido pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que sugeriu que o governo engavetasse a proposta do trem-bala.

Simon lembrou que a licitação para a construção já foi adiada por duas vezes e que na última vez ninguém apresentou proposta. Ele também disse que é preciso refletir sobre os motivos das empreiteiras se recusarem a participar dessa obra e salientou que os trens-bala em outros países mais desenvolvidos tiveram que ser estatizados devido ao alto custo do investimento e por serem financeiramente deficitários.

Pedro Taques e Pedro Simon votaram contra a admissibilidade da Medida Provisória 51/10. A medida autoriza o financiamento de até R$ 20 bilhões do BNDES para a implantação do trem-bala, que ligará o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Na votação, o pedetista alertou os parlamentares para a inconstitucionalidade da MP.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE