Nilson Leitão, ex-prefeito de Sinop por dois mandatos, ex-deputado estadual e presidente do PSDB e Mato Grosso, acaba de ser empossado deputado federal, no plenário da Câmara dos Deputados. Ele fez juramento regimental e foi declarado empossado pela vice-presidente Rose de Freitas (PMDB-ES), que preside a sessão e desejou-lhe “pleno êxito” no seu mandato. Nilson fez um breve discurso: “Quero agradecer todo o Estado por me apoiar. Sou ficha limpa e tive que lutar muito para recuperar meu mandato já que foi considerado eleito em 3 de outubro, comemorei, mas fiquei todo este tempo fora. Agora é tempo, com a graça de Deus, de trabalhar muito por Mato Grosso”, discursou.
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), deu as boas-vindas ao novo integrante da bancada mato-grossense e destacou sua experiência sendo “político jovem, competente, digno, que muito trabalhou em seu município e por Mato Grosso”.
Hoje é um dia histório para a política do Nortão e Médio Norte que passam a ter 3 deputados federais – os suplentes Roberto Dorner (PP Sinop) e Neri Geller (PP Lucas do Rio Verde) exercem mandatos dos titulares Pedro Henry e Eliene Lima, licenciados para serem secretários estaduais. É a primeira vez que as duas regiões têm esta expressiva representatividade.
Leitão foi considerado eleito em 3 de outubro. Houve primeiro retotalização de votos, em novembro, considerando válida a votação de Pedro Henry, que concorreu sob júdice, e Leitão passou a ser primeiro suplente. Mês passado, o TSE acatou recurso da coligação de Leitão, considerou válidos os votos do suplente Willian Dias, houve alteração no coeficiente e, com a nova retotalização, Nilson Leitão foi considerado deputado eleito e o petista Saguas Moraes deixa a câmara e passa a ser primeiro suplente.
Ainda na sessão ordinária desta tarde, a câmara empossou os deputados João Pizzolatti (PP-SC), Magda Mofatto (PTB-GO) Janete Capiberibe (PSB-AP) que também conseguiram mandatos após serem feitas retotalizações em Santa Catarina, Amapá e Goiás. Eles substituem deputado Zonta (PP-SC), Professora Marcivânia (PT-AP) e Delegado Waldir (PSDB-GO).
(Atualizada às 14:29h)
(fotos: Luiz Alves)
Senador Aécio Neves e Nilson Leitão