PUBLICIDADE

Cuiabá: estádio Dutrinha é desapropriado pela prefeitura

PUBLICIDADE

O prefeito em exercício de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), assinou, hoje, o decreto de desapropriação do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o "Dutrinha". O local, que era de propriedade da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), agora passa a ser patrimônio da administração municipal.

Por meio da assessoria de imprensa, Pinheiro explicou que a desapropriação visa a preservar o Dutrinha, que era alvo de disputa judicial entre a FMF e seus credores. "Havia uma grande demanda judicial sobre o estádio, inclusive com o Dutrinha indo a leilão. Se não tivéssemos cuidado, daqui a um tempo o estádio poderia não existir mais. O Dutrinha agora é patrimônio do povo".

Pinheiro disse que o estádio agora pode ser um Centro de Treinamento (CT) para a Copa do Mundo de 2014. A Fifa determinou que Cuiabá deverá ter quatro CTs para receber as seleções de futebol durante o Mundial. "Como a Agecopa não se definia, tomamos a decisão de desapropriar o Dutrinha. Agora, esperamos recursos dos governos Estadual e Federal para recuperação do estádio. A Agecopa não precisa ‘inventar a roda". Cuiabá agora tem um grande estado municipal, que poderá ser um excelente Centro de Treinamento".

O estádio está localizado no bairro Porto, em Cuiabá e foi tombado como "Patrimônio Histórico de Cuiabá", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do então vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo. Construído em 1952, o Dutrinha foi o segundo estádio de Cuiabá (o primeiro foi o "Estádio do Comércio", hoje nos fundos do Colégio Liceu Cuiabano). O estádio foi o principal palco do futebol mato-grossense até a inauguração do Verdão, em 1976. O Dutrinha é o local de maior identificação do Mixto Esporte Clube, que ali viveu grandes momentos de sua história. A característica mais marcante do "velho" Dutrinha é a proximidade da torcida com os jogadores em campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE