O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), fez duras críticas ao governo do Estado e afirmou que o relacionamento entre Executivo e Legislativo estadual precisa melhorar. A crítica de Riva é voltada a falta de diálogo e de respostas dos secretários de Estado em atendimento as reivindicações parlamentares. Para ele, o governador Silval Barbosa (PMDB) ainda vivencia reflexos da administração anterior que precisam mudar.
Ele aponta que a redução de cargos comissionados pode ser uma saída para dar fôlego aos cofres públicos. O primeiro semestre foi marcado por paralisação de servidores em diversos órgãos como o Detran, Sema, professores, investigadores e escrivães. Segundo ele, todas estas categorias recorreram à Assembleia em busca de apoio junto ao Executivo para o realinhamento salarial. Riva defende que os salários sejam realinhados de maneira uniforme, para que todos sejam beneficiados, sem distinção.
De acordo com informações da assessoria, Riva alerta sobre as ações que precisam ser compartilhadas entre os poderes e outras conduzidas de maneira diferente. Citou como exemplo a portaria baixada pelo secretário de Saúde, Pedro Henry, determinando o retorno de todos os servidores da pasta cedidos aos municípios de Mato Grosso.