PUBLICIDADE

Sorriso: vereadores aprovam CPI para investigar transporte coletivo

PUBLICIDADE

Os vereadores sorrisenses aprovaram, por unanimidade, na sessão de ontem à noite, requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o cumprimento da concessão dos serviços de transporte coletivo urbano de Sorriso. O pedido foi assinado pelo presidente do Poder Legislativo, Luiz Fabio Marchioro (PDT), e os vereadores Marilda Savi (PSB), Elias Maciel (PSB) e Jane Delalibera (PR).

De acordo com o presidente, a câmara não obteve resposta dos requerimentos encaminhados à prefeitura e a empresa Viação Sorriso, responsável pelo serviço, solicitando cópias dos documentos referentes à concessão. Dentre as informações solicitadas estavam documentos dos veículos utilizados pela empresa, inclusive comprovantes de vistoria do órgão competente; mapa detalhado do itinerário das linhas do transporte diário e horários; os pontos disponíveis na cidade, constando os locais cobertos com abrigo e os que são identificados por placas e ainda os relatórios oficiais encaminhados à prefeitura anualmente.

Segundo Marchioro, o Executivo municipal informou que a responsabilidade em ceder a documentação seria da empresa que explora a concessão. Somente parte do que foi solicitado foi encaminhado à câmara. Conforme os parlamentares, os veículos oferecidos pela empresa para o transporte de passageiros devem ter no máximo quatro anos de fabricação e até o ano de 2008 deveria haver 70 pontos de ônibus cobertos em Sorriso. Além disso, a empresa é obrigada a prestar contas anualmente sobre suas atividades à prefeitura, conforme determina o contrato de concessão do serviço.

O contrato da concessão foi assinado em 2004 e tem vigência de 15 anos, podendo ser estendido por mais 5 anos, caso haja interesse das partes. “Diante desta dificuldade de obter informações tanto da prefeitura, quanto da concessionária, resolvemos encaminhar o pedido de abertura de CPI. A concessão é pública e a empresa responsável deve satisfação a população”.

O presidente ressaltou que a Câmara não tem intenção de cancelar a concessão, mas sim melhorar o transporte coletivo de Sorriso. “Essa concessão não está atendendo a necessidade de nossa população e precisamos ter um serviço eficiente”.
Nos próximos dias deverão ser nomeados os membros que irão compor a CPI.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova reitora toma posse e promete buscar recursos para melhorar estrutura da UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse...

Ministros manifestam em Cuiabá apoio para Lúdio Cabral

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República,...
PUBLICIDADE