PUBLICIDADE

TRE comunica Câmara sobre vaga e Leitão espera assumir até amanhã

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já realizou a comunicação oficial à Câmara dos Deputados sobre a recontagem dos votos que deu a vaga de deputado federal a Nilson Leitão (PSDB) e “empurrou” Ságuas Moraes (PT) para primeiro suplente. O tucano viajou, ontem à tarde, a Brasília e espera convocação da mesa diretora da Câmara para que seja empossado imediatamente. Ele acredita que até quarta-feira (6) assumirá sua cadeira no parlamento federal.

Leitão garantiu de fato a vaga de deputado federal eleito na quinta-feira (30), após decisão do TRE-MT que rejeitou o recurso apresentado pela defesa de Ságuas e manteve a recontagem de votos que beneficiou o tucano. O petista recorreu da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alegava que o TRE não poderia fazer a recontagem de votos enquanto o TSE não analisasse seu recurso.

Com a retotalização, a bancada de Mato Grosso na Câmara Federal passou a ser composta por Wellington Antônio Fagundes (PR), com 145.460 votos, Homero Pereira (PR), com 112.421 votos, Valtenir Pereira (PSB), 101.907 votos, Carlos Bezerra (PMDB), com 90.780 votos, Pedro Henry (PP), com 81.458 votos (o suplente Roberto Dorner está em seu lugar), Júlio Campos (DEM), 72.560 votos, Nilson Leitão, com 70.958 votos, e Eliene Lima (PP), 66.482 votos (o segundo suplente Neri Geller assumiu a vaga).

Nilson foi beneficiado com a validação dos poucos mais de dois mil votos do suplente de deputado federal Willian Dias (PTB), o que ocasionou mudança no coeficiente eleitoral. O ex-candidato foi barrado pela Justiça Eleitoral por ser considerado ficha suja, mas disputou a eleição sub judice. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a lei da ficha limpa será validada apenas na eleição de 2012, Dias teve os votos liberados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE