O presidente do PT estadual, Saguas Moraes, e o deputado Ademir Brunetto, reuniram-se, hoje, em Sinop, com presidentes de diretórios municipais para começar a estruturar a sigla visando as eleições de 2012. O encontro foi na antiga câmara municipal. Os diretórios passarão a buscar mais filiados e identificar possíveis candidatos a vereador. Também começam a avaliar a conjuntura local e identificar com quem poderão estar coligados no próximo pleito.
Em Sinop, o PT não deve ter candidatura própria a prefeito. A previsão foi feita, ao Só Notícias, pelo atual vice-prefeito, Aumeri Bampi, principal liderança petista no município. “O PT tem pretensão de continuar na atual coligação (com PMDB). Nomes não foram discutidos neste primeiro momento. Como pertencemos a uma coligação nossa prioridade é mantê-la”, disse. Aumeri admitiu que, se indicado pelo partido, poderá compor novamente a chapa de vice. O PMDB deve lançar o prefeito Juarez Costa à reeleição.
“Há uma tendência de não ter muita variação nas atuais coligações onde o PT faz parte. Neste encontro reigonal, não entramos ainda na discussão de ter candidato próprio em Sinop ou nas demais cidades. Temos que avaliar cada coligação local. Em Sinop é um cenário, em Claudia é outra e assim por diante. A definição só deve sair ano que vem”, declarou. Mas um dos principais objetivos do partido é eleger um vereador.
Ainda durante o encontro, o presidente estadual Saguas Moraes, fez uma breve explanação as lideranças petistas sobre os recursos judiciais para que não perca a vaga de deputado federal. Ele espera resposta do TSE -Tribunal Superior Eleitoral- a decisão de tornar válidos votos do suplente Willian Dias (que havia concorrido sob júdice) que causou mudanças no coeficiente eleitoral. Com a retotalização dos votos, o TRE anunciou que Nilson Leitão (presidente estadual do PSDB e ex-prefeito de Sinop) passa a ser deputado federal e Saguas cai para 1º suplente. Saguas perdeu, na última sexta-feira, recurso no TRE, e a corte homologou o novo resultado, expedindo diploma para Leitão ser empossado, esta semana.
Saguas expôs aos petistas que, caso não consiga recurso no TSE, haverá rodízio com deputados federais dio PR, PMDB e PP de Mato Grosso para que possa ficar algum período a mais na câmara.