A presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Márcia Vandoni, irá prestar esclarecimentos sobre a mensagem 23, que trata das licitações do sistema de transporte intermunicipal, na próxima segunda-feira, às 16h, no Legislativo estadual. Presidente do Poder, o deputado José Riva (PP) rebateu os questionamentos feitos pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR) sobre o desenho da matéria.
Para Pinheiro, os contornos da proposta, com divisão de oito regiões do sistema, apontam para possível monopólio do setor. Riva rechaçou a argumentação, ao destacar que é inverdade a ponderação feita pelo republicano de que atuam no ramo 113 empresas. Foi enfático ao alertar Pinheiro de que relatório apresentado a ele ontem aponta para a gerência da área com domínio de quatro grupos.
Municipalista, Riva perfaz constantemente itinerário do sistema no interior do Estado. Nas visitas a vários municípios, constatou a inoperância do atual sistema, com péssima qualidade dos serviços além de reclamações rotineiras de usuários. Disse que a mensagem prevê a melhoria da qualidade dos serviços que serão oferecidos à população. Reiterou entendimento de que ao enviar a mensagem à Assembleia, a matéria passou por ampla discussão além de aval do Executivo. O parlamentar, que se solidariza ao Estado no âmbito da proposta, lembrou que o sistema vigente “está longe do que a sociedade mato-grossense espera e quer em relação ao transporte “.