O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, recebeu da prefeitura de Alta Floresta o termo de cessão de uso do Hospital Municipal "Albert Sabin", por um período de dez anos. Com o termo de cessão, o hospital passará para a gestão do Estado e se transformará em Hospital Regional. O Estado vai buscar parceria com o terceiro setor para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços da unidade hospitalar.
A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Afonso, assinou Termo de Cessão de Uso no gabinete do secretário Pedro Henry, que contou com a participação de vereadores do município de Carlinda e do deputado estadual, Ademir Bruneto. O ato aconteceu no final da tarde do dia 28 de junho.
Maria Izaura disse que preferiu assinar o Termo na presença do secretário Pedro Henry e demais autoridades da região por acreditar que é um marco importante para a administração municipal que passa a estadualizar a unidade de saúde na busca de uma gestão de maior capacidade e que de fato possa se tornar um hospital regional, que possa atender a população com mais e melhor qualidade dos serviços. "A ação da prefeitura teve a aprovação da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, dos municípios de abrangência regional e da população", disse a prefeita
Pedro Henry disse que o Governo do Estado aceitou assumir a unidade de Saúde com a responsabilidade de reforçar e implementar a rede de serviços da assistência médico hospitalar nas regiões polo de saúde, no reforço da política de regionalização e descentralização das ações e serviços da Rede SUS. "Esta unidade hospitalar de Alta Floresta,atende uma população de cerca de 200 mil habitantes dentro de sua área de abrangência agregando seis municípios (Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes). Hoje a unidade atende aos serviços de baixa e média complexidade. Podemos melhorar na oferta de mais serviços e estudar a possibilidade de implantar novos".
Conforme o secretário, o governador recentemente assinou ordem de serviço na execução de obras e adequações na unidade, no melhoramento da estrutura física. Agora os próximos passos, dentro de um prazo de 90 dias, são o de promover o levantamento de sua capacidade instalada e de publicar o chamamento público na busca de um parceiro com o terceiro setor (OSS) para o seu gerenciamento.
A prefeita Maria Izaura lembrou que neste prazo de transição a unidade ainda continuará sob a gestão do município. Na concretização da ação, os recursos que o município estava destinando ao hospital passará para o fortalecimento da atenção básica e na ampliação do Programa Saúde da Família e na construção de PSFs rurais.
" Hoje o município tem cobertura de 80% de PSFs, quero chegar ao 100% e ainda construir mais Postos de Saúde na zona rural. Acredito que com o funcionamento do Hospital sob a gestão do Estado, com as ações que pretendo concretizar, a Região Norte vai segurar a sua própria demanda e dar a toda a população saúde de excelência e qualidade. A Região Norte está sendo contemplada em tempo Record, com este processo de implementação de importantes mudanças que hoje a Saúde do Estado passa no novo conceito de Gestão, que vem sendo construído pelo secretário Pedro Henry. A palavra final é de agradecimento", finalizou Maria Izaura.