PUBLICIDADE

Equipe técnica da CPI das Hidrelétricas faz vistorias na região sul

PUBLICIDADE

A equipe técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Hidrelétricas visitou as especificações de sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) existentes nos municípios de Jaciara e Juscimeira, na semana passada. Das sete, apenas três estão em funcionamento. A fiscalização dará origem a um relatório cujos dados serão confrontados com a documentação existente na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), explicou a procuradora da CPI, a advogada Fernanda Amorim.

De acordo com a assessoria, em Jaciara foram vistoriadas as PCHs Pequi, cuja produção energética é de 6 MW, e Sucupira que tem potência de 4.5 MW. Ambas estão em atividade desde agosto de 2008. Também foram visitadas as obras de outras quatro centrais: Água Clara, Água Prata, Água Brava e Água Branca. Estas seis hidrelétricas pertencem ao mesmo grupo empresarial, Usina Elétrica do Prata Ltda.

Já no município de Juscimeira, os técnicos da Assembleia Legislativa inspecionaram a PCH Zé Fernando, instalada no leito do Rio São Lourenço. A pequena central, de potencial elétrico estimado em 29.9 MW, de propriedade da Geraoeste Usinas Elétricas do Oeste Ltda., foi alvo de denúncias envolvendo o deslocamento nas coordenadas do lago.

A equipe técnica não irá se pronunciar sobre o resultado das vistorias. Segundo Fernanda, um relatório preliminar será apresentado na quinta-feira (30), quando os membros da CPI farão uma reunião ordinária na Câmara de Juscimeria, às 10h. Durante a operação também foram consultadas a população e os empreendedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE