O presidente da Assembleia, José Riva, presidiu, esta manhã, em Sorriso, audiência pública do parlamento para debater as necessidades e problemas das auto escolas nos municípios da região Norte. Foram discutidos a descentralização na emissão da Carteira Nacional de Habilitação e a instituição de uma lei estadual para normatizar o funcionamento dos CFCs (Centro de Formação de Condutores). Está sendo reivindicada a isenção ou alíquota diferenciada para o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O Pólo Regional Norte – Sind CFC de Sorriso- abrange cerca de 32 municípios da região, desde Nova Mutum até Apiacás. Auto escolas dos municípios que fazem parte do pólo participaram da audiência. A presidente do pólo, Carla Pianesso, disse que a cobrança é por “mais segurança para desenvolver os trabalhos. Esperamos a descentralização dos serviços, como na emissão das CNH´s. Por isso, procuramos o presidente Riva, que acompanha a nossa luta há muitos anos”, declarou.
A flexibilização na exigência do credenciamento anual e melhorias no processo de avaliação (Bancas) foi solicitada. A Lei Federal 12.302/2010, que exige que todos os instrutores sejam habilitados na Categoria D, também foi questionada.
O presidente do sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Djalma Nogueira Souza, informou que já conversou com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, para viabilizar a concessão de um terreno para treinamento dos condutores. “Queremos o apoio da Assembleia Legislativa também nessa questão”, afirmou.
O evento contou com a presença, além do deputado Riva, o presidente da câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchiorro, do deputado estadual Dilmar Dal”Bosco (DEM), o deputado federal Neri Gueller, o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Eugênio Destri e a presidente do Pólo Regional Norte – Sind CFC de Sorriso, Carla Pianesso. Os vereadores Polesello (PTB), Profª Marisa Netto (PSB) e Leocir Faccio (PDT) também participaram.
As propostas colhidas na audiência serão debatidas com a equipe técnica do Detran. “Toda essa discussão reflete no trânsito e Sorriso tem hoje números alarmantes de acidentes. Recebemos reclamações todos os dias sobre o trânsito. Agradecemos a presença de todos e deixamos as portas da câmara sempre abertas para as reivindicações da sociedade e os debates que venham a melhorar o bem estar de nossa população”, disse Fabio, através da assessoria.