PUBLICIDADE

TRE acata denúncia por corrupção contra Murilo Domingos

PUBLICIDADE

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou denúncia formulada pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito Murilo Domingos (PR), o ex-secretário de Esportes, Edilson Baracat, e outros 4 réus. O gestor passa a responder em ação penal que tramitará no TRE por formação de quadrilha e crime de corrupção eleitoral, supostamente ocorrido na campanha eleitoral de 2008. A aplicação do Código Eleitoral e o Código Penal, em caso de condenação, poderá resultar na prisão e cassação do mandato do gestor.

Advogado do prefeito, Paulo Taques, não logrou êxito na defesa. A decisão do Pleno está embasada em inquérito instaurado pela Polícia Federal, após denúncia feita por Edilson Baracat. Ele terá pena atenuada por delação premiada. A manobra se deu em torno de indenização paga pela prefeitura a Edilson, proprietário de área onde foi construído o Ginásio Fiotão, inaugurado em 1988. Em meados da década de 80 a administração ocupou a área, nela incluída lote dele, onde foi edificado o ginásio. Somente 20 anos depois, em setembro de 2008, "às vésperas das eleições municipais", os denunciados teriam elaborado plano para "saquear" os cofres públicos. No período, a irmã de Edilson, Denise Baracat, pleiteava cadeira à Câmara Municipal.

Ex-procurador do município, Antônio Carlos Kersting Roque foi responsável pela emissão do parecer favorável ao pagamento da indenização. Sidney da Silval e Nelchair Damaris da Silva teriam sido os principais responsáveis por arregimentar eleitores e oferecer dinheiro para ato de compra de votos em favor de Murilo e Denise Baracat. Todos estão passíveis da aplicação das sanções previstas pela Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE